Vaillant - 150 anos repletos de inovações
A história de sucesso da Vaillant começa em 1874: Sendo o décimo filho de um mestre alfaiate, Johann Vaillant abre novos caminhos e funda o seu próprio negócio como fabricante de martelos de cobre e bombas em Remscheid. Atualmente, como fabricante líder, a Vaillant está a moldar o mercado daa tecnologias de climatização, ventilação, água quente e aquecimento e tem sido assertivo com inovações tecnológicas e pioneirismo mundial há já 150 anos.
A Vaillant deu a volta ao mundo a partir de Remscheid e está atualmente presente em mais de 60 países. 17.000 trabalhadores geram vendas de aproximadamente 3,8 mil milhões de euros em todo o mundo. De modo a satisfazer as diferentes exigências dos mercados nos respetivos países, possuímos já mais de 20 filiais.
Nós somos a Vaillant Group International GmbH
O Vaillant Group International GmbH representa todas as marcas da empresa em países onde ainda não existe uma filial, com o objetivo de desenvolver mercados novos e existentes, e já contamos hoje com sucursais no Porto, Vilnius e Almaty, que apoiam este objetivo localmente. A Vaillant Group International GmbH é uma subsidiária a 100% do Vaillant Group com sede em Remscheid, Alemanha.
A lebre da Páscoa como rosto inconfundível da marca
Um acontecimento no Domingo de Páscoa de 1899 desempenhou um papel importante no sucesso empresarial da Vaillant. Johann Vaillant lê calmamente a revista mensal "Alte und Neue Welt" (Velho e Novo Mundo), e enquanto a folheia depara-se subitamente com uma imagem curiosa: uma lebre a nascern de um ovo; anões de bochechas vermelhas e pequenos animais engraçados estão à volta do ovo e ficam fascinados com o fenómeno. Johann Vaillant fica deslumbrado e decide comprar a imagem e os direitos de autor, porque a lebre deve tornar-se a marca registada da sua empresa. Desde 1899 que a lebre decora os produtos, catálogos e brochuras da Vaillant, criando assim um perfil de marca inconfundível. Desde então, as pessoas têm associado à marca Vaillant a simpatia, produtos inovadores da mais alta qualidade e a um serviço ao cliente competente. Atualmente, a lebre é o logótipo das tecnologia de aquecimento e água quente mais famoso da Europa. Na Alemanha, 7 em cada 10 pessoas reconhecem-no.
A lebre e o ovo sempre acompanharam os tempos
Ao longo da sua história, o logótipo Vaillant adaptou-se repetidamente ao espírito da época e aos novos processos de impressão. O primeiro rascunho teve lugar em 1929 e estabeleceu o padrão, onde todas as revisões subsequentes não diferem significativamente da primeira: Linhas e contornos claros fazem com que a lebre pareça mais estilizada e se enquadre no entendimento arquitetónico da época. Como moldura, o ovo confere ao logótipo uma forma claramente definida. Além disso, o logótipo contém agora também a palavra "Vaillant" e torna-se numa marca de imagem e de palavra. Como resultado, a identificação da marca é reforçada.
No início dos anos 50, o nome Vaillant era bem conhecido na Alemanha. Em 1953, as letras Vaillant receberam o acréscimo "Geyser" (= caldeira) para sublinhar a sua importância. No boom económico, o ovo é colocado numa caixa protetora que expressa poder, força e competência. No início dos anos 90, o logótipo com a cor verde da empresa ganhou uma nova dimensão e design. Após novos métodos de rejuvenescimento em 1993 e 2005 - agora com o nome no verde da empresa - chegou novamente o momento em 2020: o avanço da digitalização leva a que o logótipo da Vaillant não seja apenas exibido em produtos e na imprensa escrita, mas cada vez mais também digitalmente, por exemplo, em smartphones. É por isso que a lebre Vaillant adquiriu um novo aspeto visual. As bochechas afiadas e as orelhas subtilmente alongadas fazem-na parecer mais jovem, mais fresca e mais inteligente. O ovo é agora claramente reconhecível como um contorno. Um rótulo mais moderno e mais fino, com mais espaço entre as letras, garante uma melhor legibilidade, especialmente em meios digitais. O efeito 3D, com um gradiente de cor que moldou o logótipo da Vaillant desde 2009, foi eliminado. O que se manteve foi o verde típico da Vaillant, que é uma cor única com um forte valor de reconhecimento. Na realidade, a Vaillant sempre foi uma marca verde!
Uma história marcada por inovações
A primeira invenção, com a qual Johann Vaillant mudou o mercado para sempre, foi o esquentador a gás "sistema fechado" em 1894. Pela primeira vez, a água foi aquecida num tubo fechado por uma chama de gás - sem entrar em contacto com gases nocivos da combustão: a revolução na casa de banho. A partir de agora, os utilizadores podem desfrutar de água quente limpa e também regular a temperatura da água. A próxima grande invenção da Vaillant proporciona mais espaço na casa de banho: Em 1905, a Vaillant foi o primeiro fabricante a colocar o esquentador a gás no mercado como um aparelho de montagem na parede e economizador de espaço.
Cerca de 20 anos mais tarde, a próxima inovação revolucionária da Vaillant seguiu-se com o aquecimento central. Até agora, cada divisão tinha de ser aquecida com o seu próprio fogão ou lareira. Com a chamada caldeira de aquecimento central e todo o sistema associado, foi possível, pela primeira vez em 1924, aquecer vários radiadores ao mesmo tempo através de um equipamento centralizado. Nos anos que se seguiram, a Vaillant conduziu a investigação no segmento do aquecimento do ponto de vista da poupança de espaço e da montagem na parede. Com sucesso: em 1961, a Vaillant foi a primeira empresa do mundo a lançar a caldeira mural "Circo-Geyser MAG-C 20". Pouco tempo depois, surge o "Combi-Geyser VCW 20", que combina o aquecimento e a produção de água quente de uma forma compacta e naturalmente montada na parede. O aparelho impressiona pelo curto tempo de aquecimento e pela potência de aquecimento adaptada às respetivas necessidades.
Saiba mais sobre Tecnologia Sustentável